Documentos necessários para abrir uma empresa

Abertura de empresa é um processo complexo que gera dúvida na maioria dos empresários. Iniciar um novo negócio requer análise, investimento e todo um processo burocrático. Antes de abrir as portas e começar a operar, é preciso pensar também em como deixar sua empresa 100% legalizada.

Com sua empresa legalizada, você terá muitas vantagens: poderá fazer financiamentos, cartão de crédito empresarial, credibilidade no mercado e diversas facilidades.

Se você pretende abrir sua empresa e não sabe o que precisará ter em mãos para iniciar o processo, elaboramos uma pequena lista com os documentos necessários para abrir uma empresa.

Os documentos básicos são:

  • RG e CPF
  • Comprovante de endereço residencial e empresarial
  • Número do IRPF, caso não declare, o Título de eleitor.
  • Número de contribuinte do IPTU do endereço da empresa (este número você pode encontrar na capa do carnê do IPTU. Endereços isentos também possuem este número.)

Vale lembrar que a documentação pode variar de acordo com o município onde a empresa será estabelecida.

Caso a atividade de sua empresa seja regulada por um conselho, no processo de abertura de sua empresa, além da Junta comercial, será feito um registro no conselho de classe para que você possa trabalhar tranquilamente com a empresa legalizada. Cada conselho regional solicita uma documentação diferente e cobra suas taxas para registro.

A depender de sua atividade, podem ser necessárias algumas licenças especiais, como a dos bombeiros (AVCB), vigilância sanitária, alvará de funcionamento da prefeitura entre outras.

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