O que é DRE e qual sua função na contabilidade das empresas?

A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE – é um relatório contábil que deixa evidente se todas as operações de uma empresa estão lhe gerando lucro ou prejuízo, dentro de um período de tempo.

A DRE sempre é elaborada junto com o Balanço Patrimonial, e deverá ser assinada por um contador habilitado pelo Conselho Regional de Contabilidade. Esse relatório é obrigatório para todas as empresas, com exceção do MEI.

Anualmente esse relatório deve ser realizado, sempre após o encerramento do ano-calendário, período esse que é compreendido entre janeiro e dezembro do mesmo ano.

Esse documento é de extrema importância para que a empresa cumpra com todas as exigências contábeis e fiscais. Mas, além disso, ele é necessário para garantir o sucesso do seu empreendimento. 

Para que serve a DRE?

Todo empreendedor deve saber usar a DRE, porque ela é uma grande aliada na administração da sua empresa. Esse relatório mostra o resultado líquido do desenvolvimento e desempenho do seu negócio por meio de dados e despesas.

A DRE também pode ser usada como um relatório gerencial, assim você poderá avaliar como está a saúde financeira da sua empresa, podendo usar e analisar todas as informações para tomar decisões a fim de reduzir gastos e aumentar seu lucro.

O governo utiliza a DRE para verificar se todos os impostos foram calculados de forma correta, fazendo o confronto do lucro declarado no documento com os lucros declarados por sócios no Imposto de Renda.

Como fazer um DRE?

Para isso, você precisará de um contador habilitado junto ao CRC, e todas as informações necessárias para elaboração do documento. Segundo a Lei 6.404/1976, Artigo 187, todos os dados devem ser detalhados obrigatoriamente.

Esses dados incluem a receita bruta dos serviços prestados e de todas as vendas, incluindo as deduções das vendas, os impostos e abatimentos. As despesas com as vendas, as despesas operacionais, gerais e administrativas e as despesas financeiras deduzidas das receitas. 

Deve ser detalhado também a receita líquida dos serviços e vendas, acompanhados dos cursos dos produtos e dos serviços comercializados, incluindo o lucro bruto. Também, o prejuízo operacional ou o lucro, além de outras despesas e receitas.

O resultado do exercício antes do Imposto de Renda, incluindo também a provisão para esse imposto, deve estar detalhado. Tanto os valores relacionados aos funcionários, administradores, debêntures e instituições quanto aos fundos de assistências e previdência dos empregados.

Por último, o prejuízo ou lucro líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social deve estar incluído.

Qual a importância da DRE na administração da empresa?

A DRE apresentará a atual realidade financeira da empresa, durante determinado período, incluindo todos os lucros e despesas obtidos. 

Esses dados impactam diretamente em todas as decisões que são tomadas na empresa, por isso essa ferramenta é essencial e necessária para a avaliação do desempenho do seu negócio.

Quem produz e faz a análise da DRE é o contador da empresa. Esse profissional está qualificado e fará a preparação do demonstrativo, visto que ele tem conhecimento do montante de todas as despesas da empresa, incluindo as receitas, lucros e impostos.

É por meio dela que o contador contribuirá diretamente na gestão do seu negócio, traçando estratégias que te beneficiarão e manterá em ordem todos os documentos financeiros e fiscais.

Por meio desse documento o governo avaliará se todos os impostos estão sendo pagos corretamente, por meio de comparativos das informações, e checando se os sócios declaram o valor correto do lucro total no Imposto de Renda.

Como a DRE funciona?

Para entender como funciona, é necessário conhecer os valores da receita bruta de serviços prestados pela empresa e de suas vendas, além das deduções realizadas e os impostos que foram pagos. Mas além disso, é preciso saber cada parte deste documento. Veja a seguir as linhas da DRE.

Impostos e Deduções

Aqui está incluso a descrição de todos os tributos incidentes sobre as vendas, mesmo que o cliente ainda não tenha pago o produto. Além disso, deve ser incluso vendas canceladas, descontos fornecidos e devoluções.

Receita de Vendas

São todas as vendas realizadas pela empresa, seja de serviços ou produtos. Não deve ser lançada apenas como a entrada do dinheiro no caixa. Ela tem um sentido mais amplo, então envolve todas as vendas mesmo que ainda não tenha recebido o pagamento.

Custos de Venda

São todos os custos do montante investido pela empresa para compra e venda de mercadorias ou na prestação de determinados serviços.

Despesas

São todos os gastos referentes à manutenção da atividade empresarial e envolve todas as contas (água, luz, aluguel, internet, entre outros). Normalmente elas fazem parte das despesas operacionais e administrativas.

Receitas e Despesas Não Operacionais

Estas são aquelas receitas oriundas da venda de algum ativo imobilizado ou do recebimento de um prêmio do sistema de notas fiscais, e entradas que não incluem venda de mercadorias.

Receitas e Despesas Financeiras

A fim de não misturar com o resultado das despesas operacionais, as receitas e despesas financeiras devem ser declaradas à parte.

IRPJ e CSLL

São tributos demonstrados de forma aberta na DRE, estes que são incidentes sobre o lucro total da empresa. 

Nessa parte, estão incluídos todos os rendimentos de aplicações e descontos que forem obtidos. Além disso, nas despesas financeiras devem entrar todos os juros e multas que foram pagos com atraso de algum imposto, como também despesas bancárias direcionadas para a manutenção da conta.

Resultado do Exercício

Esse é o resultado total anual que foi obtido pela organização, sendo assim o prejuízo ou lucro verificado após o lançamento das despesas e receitas obtidas e discriminadas anteriormente. 

Por isso, se houver lucro, poderá ser dividido e distribuído entre todos os sócios e acionistas da empresa, seguido da declaração dessa distribuição no Imposto de Renda (IRPF).

Por todos esses motivos, a DRE é de extrema importância para o seu negócio. Não deixe de contratar um contador para elaborar esse documento para você e seus sócios. 

Além de ser um fator determinante no desenvolvimento da sua empresa, pode impulsionar seu negócio e prevenir possíveis prejuízos, evitando-os a tempo, garantindo melhor controle para a saúde financeira do seu empreendimento.

 

Desenvolvido por Agência GO’W 2019