Razão Social e Nome Fantasia – O que são e quais são as diferenças.

Razão social e nome fantasia são dois termos muito conhecidos pelos empresários, que apesar de estarem relacionados são vez após outra confundidos. No entanto, eles se diferem e têm suas aplicações e significados próprios.

Esses são dados que estão sob responsabilidade de cada empresa, dessa forma, eles precisam ser bem pensados e planejados pelos seus proprietários antes da abertura do seu novo comércio. Mas afinal, o que cada termo significa? Veja a seguir.

Razão Social

A razão social nada mais é que o nome jurídico de uma empresa. Ele é registrado tanto nos contratos como na papelada oficial relacionada a esse novo empreendimento comercial, desde o momento em que é feita a abertura na junta comercial e no cartório.

Esse termo também pode ser substituído por denominação social ou firma empresarial. Ao registrar o nome jurídico do seu negócio, ele estará acompanhado de outras informações como CNPJ e o endereço.

Para que serve a Razão Social da minha empresa?

 

O nome jurídico, ou razão social, que você escolher vai aparecer em todas as faturas dos seus clientes, nas notas fiscais que forem emitidas, no contrato social da empresa, escriturações e outros documentos legais que estejam relacionados com sua empresa. 

Por estar atrelado a toda documentação da sua empresa, desde sua fundação em união com a junta comercial ou no cartório, a razão social identifica o seu negócio, e por ser uma identidade única, ela estará protegida como sua propriedade intelectual. 

Isso significa que ninguém poderá ter a mesma firma empresarial que você, ou seja, você estará protegido de plágio. Também, você não poderá fazer o mesmo. Assim, é muito importante escolher com cuidado a razão social de sua empresa. Ele ficará presente em documentos importantes e irá te diferenciar de outras empresas

Como escolher a razão social da minha empresa?

  • O nome escolhido precisa estar relacionado com a atividade da sua empresa.

Se você escolher um termo para a razão social da sua empresa que seja diferente e completamente distante da atividade principal do seu ramo empresarial, como terá uma identidade marcante? É importante deixar bem claro desde o início. 

  • Um nome fácil de compreender é mais atrativo e é mais fácil de ser lembrado.

Com certeza você já se deparou com nomes difíceis de memorizar e achou difícil se lembrar depois. Além disso, na era digital em que estamos, nomes complicados espantam clientes e dificultam negócios. Aposte na facilidade. 

  • Se puder relacionar a razão social com o nome fantasia, será ainda melhor!

Isso vai criar uma proximidade com público-alvo, visto que soará como um apelido para sua empresa. 

  • Crie um nome único, que não remeta os clientes aos nomes de outras empresas.

Pior que a sensação de um mau negócio ou investimento, é estar comprando ou investido em uma “empresa cópia”. Muitos clientes não vêem uma empresa que se assemelha a outra dando uma sensação de plágio como uma empresa séria. Cuidado com isso!

  • Você pode usar termos ou letras que remetem a você e sua área de atuação.

A razão social da sua empresa pode ser as iniciais do seu nome, do próprio negócio ou dos sócios. Também pode ter um termo referente à área de atuação, como marketing ou comércio. 

  • Deve obrigatoriamente trazer o tipo de constituição legal, ME (microempresa), LTDA (sociedade limitada), como MEI (microempreendedor individual), ou EPP (empresa de pequeno porte).

Agora que está claro o que é a razão social de uma empresa, para que serve e como fazer uma boa escolha desse termo identificador, o que é o nome fantasia? 

Nome Fantasia – O que é e pra que serve?  

Este é o termo pelo qual a empresa será reconhecida, ele funciona como um apelido ou “nome de fachada”. O que os clientes se lembram logo de cara. Nenhuma grande empresa usa a razão social como nome fantasia, porque geralmente é um nome um pouco maior do que o nome fantasia precisa ser. 

Embora não seja obrigatório, o nome fantasia pode ser registrado em cartório como marca. Também não é obrigatório que este nome seja incluído no contrato social da empresa, nem no cadastro nacional. 

Por isso algumas empresas carregam diferentes nomes fantasias no mesmo CNPJ. Isso só é válido, porém, para empreendimentos com a mesma atividade.

É importante lembrar que nem todos os nomes comerciais estão legalmente protegidos. Dessa forma, para ter exclusividade em seu nome fantasia e diferenciá-lo, é essencial o registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Caso este nome seja realmente único, ele virá acompanhado do símbolo ®.

Qual a diferença entre o Nome Fantasia e a Razão Social?

Como vimos acima, o nome fantasia, diferente da razão social, é a marca pela qual as pessoas identificarão e se lembrarão da sua empresa. Por isso, é ideal que seja simples e muito mais atrativo! 

Os negociantes e consumidores chamarão seu negócio por esse nome, e será o foco quando divulgado nas mídias sociais. Isso é conhecido como “nome comercial”, ou “nome de fachada”. O nome da sua marca!

No entanto, a razão social é o nome de registro original da sua empresa, também conhecido como firma empresarial ou denominação social. Ele consta nos documentos legais, escrituras e contratos, estando destinado à pessoa jurídica. Ele representará o nascimento da sua empresa no Cartório ou na Junta Comercial.

Ela inclui três partes, que são: ramo principal de atuação da empresa, identificação própria e enquadramento jurídico (S/A, LTDA, EIRELE e outros).

Se você deseja ter um negócio com uma forte identidade, uma boa comunicação com seus clientes e sócios, e uma influente influência de comércio, investir na boa escolha da Razão Social e do Nome Fantasia da sua empresa será de extrema importância. 

Isso te ajudará a criar vínculos memoráveis e lucrativos entre seus clientes, sua empresa e seus sócios. Assim como a identidade visual é essencial para a construção da sua empresa e para diferenciá-la de empresas já existentes, escolher bem esses dois termos poderá ser seu diferencial no mercado.

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